Olá, amiguinhos. Este é o Ben, e esta é a sua prima Maria.
Eles moram em uma quinta cheia de animais e bastante coisa legal, onde há sempre coisas novas para se fazer. Eles adoram descobrir, brincar e aprender, e junto com eles vamos nos divertir muito e fazer novas descobertas aqui na ETZ KIDS.

 

Oi, eu sou o Ben, o que mais gosto de fazer é correr, subir em árvores e ouvir as histórias dos livros que meu avô lê para mim e para minha prima Maria.

 

Olá, o meu nome é Maria, eu gosto de cozinhar com minha avó e ajudar o meu avô a cuidar do jardim e dos animais. Eu e meu primo Ben amamos aprender coisas novas, e vamos mostrar tudo para vocês aqui na ETZ KIDS. Vai ser muito legal!

Assistir vídeo

Atividade

EN

Hoje Ben e Maria estavam bem felizes, pois haviam saído bem cedinho de manhã com o Vovô para alimentar os animais, e logo ao voltar para casa a Vovó disse que os deixaria ajudar a preparar bolo de cenoura na cozinha.

Maria era a mais animada, pois adorava ajudar a Vovó a cozinhar.

Quando já estavam correndo em direção a cozinha, Vovó perguntou:

- Não estão esquecendo de nada?

Ben olhou para Maria confuso, pois não fazia a menor ideia do que Vovó estava falando! Foi quando Maria lembrou-se:

- Ah! Verdade Vovó. De lavar as mãos!

Maria lembrou-se que uma vez Vovó os ensinou que antes de cozinhar, antes de comer, e também sempre depois de brincar lá fora ou mesmo ajudar o Vovô com a horta ou com os animais, precisavam lavar bem as mãos da maneira correta. Ben então respondeu:

- É verdade, Maria! Quase esquecemos. Oh! Mas acho que estou com um probleminha, pois acho que não lembro bem todos os movimentos para lavar as mãos da maneira correta. Você lembra, Maria?

- Claro, Ben, lembro sim! - Maria respondeu.

E os dois foram então até a pia, pois precisavam de sabão e muita água, e Maria mostrou para o Ben como lavar as mãos da maneira correta.

- Obrigado, Maria, agora lembrei de tudo e já não vou esquecer.

E agora que Ben e Maria já tinham as mãos limpinhas estavam prontos para ajudar a Vovó a cozinhar aquele delicioso bolo de cenoura.

Assistir vídeo

Atividades

02 a 03 anos

Atividades

04 a 05 anos

Na hora do almoço, Vovô, Vovó, Ben e Maria estavam juntos à mesa a saborear a deliciosa comida da Vovó, quando Vovô notou que Maria parecia estar mais quieta que o normal, e Vovô bem sabia que quando Maria estava assim é por que tinha algo a perguntar, por isso disse:


- Vamos, Maria, tens algo que queira nos perguntar? Sabe que podes nos perguntar qualquer coisa!


- É verdade, Vovô, tenho sim. - Maria respondeu - A professora nos explicou que nós não estamos indo para a escola porque tem um vírus mau nas ruas que está causando muito mal para as pessoas, por isso precisamos ficar em casa. Até aí eu entendi. Mas hoje vi na TV que muitos velhinhos, mesmo estando em casa, estão ficando muito doentes com o vírus. Não entendi porque!


- É verdade, Maria! - Ben falou - Meu amigo da escola disse que teve que ficar vários dias sem poder visitar o vovô dele, e quando finalmente foi, pediram para ele usar máscaras que cobrem a boca e o nariz. Vovô, o vírus passa pela voz?


Vovô então explicou a Ben e Maria:


- Não, Ben, o vírus não passa pela voz. Acontece que quando as pessoas doentes por causa do vírus falam, o vírus sai pela boca deles e ele é tão pequenino, mas tão pequenino, que não dá para ver nem mesmo se usarmos uma lupa. E esses vírus maus deixam as pessoas que estão perto doentes também. É por isso que se usarmos máscaras para proteger a boca e o nariz, o vírus não vai conseguir nos pegar, e continuaremos fortes e saudáveis.


Maria então perguntou mais uma vez:
- Vovô, mas e os velhinhos que não saíram de casa que vi na TV?
- Ah, sim - Vovô respondeu - Quando as pessoas ficam velhinhas já não são tão fortes quanto os mais jovens, por isso o vírus os pega mais facilmente, é por isso que até para visitar ou abraçar, é preciso ter muito cuidado com as pessoas mais velhinhas, pois são pessoas que precisam de ainda mais cuidado e proteção.


Ben então disse:
- Vovô, Vovó, então precisamos cuidar de vocês, pois amo muito vocês e não quero que fiquem doentes.

Vovó então finalmente falou:


- Também amamos você, Ben, e você também, Maria. Muito obrigado por cuidar, e a melhor maneira que vocês podem cuidar de mim e do Vovô hoje é cuidando de vocês mesmo para não ficarem doentes. Ou seja, se protegendo bem, lavando sempre as mãos como já aprendemos, e comendo bastante verduras e legumes para ficarem ainda mais fortes e saudáveis. Além disto, tenho ali um presente para vocês para quando precisarmos sair para ir ao mercado, a igreja, ou mesmo quando voltar a escola.


Ao terminarem de almoçar e ajudar a Vovó a lavar os pratos, Vovó então presenteou a Ben e Maria com máscaras coloridas super legais, que agora poderia usar para se proteger melhor. Eles ficaram muito felizes e agradecidos com o presente, pois agora entendiam como deviam se proteger e cuidar do Vovô e da Vovó.

Atividades

Hoje pela manhã Vovô levou Ben e Maria bem cedinho para a horta. Ben adorava ir à horta com o Vovô e ajudá-lo com as plantinha, mesmo tendo ido ainda poucas vezes com o Vovô. Mas hoje o Vovô mostrou algo bem diferente, pois estava mexendo bastante na terra e fazendo buraquinhos no chão, mas não tinha nenhuma plantinha!


Ben então ficou confuso e perguntou logo:
- Vovô, hoje não vamos cuidar das plantas? Por que estamos mexendo nesta terra se não há nenhuma plantinha aqui? Hum... Pensando bem, Vovô, de onde aquelas outras plantinhas vieram?


Vovô sorriu e respondeu:
- Ah, Ben, que bom que você perguntou, pois hoje você e sua prima Maria vão aprender como nascem as plantinhas. Olhe, tenho aqui uma porção de sementes, como aquelas que têm nas frutas que comemos. Agora vamos colocá-las nesses buraquinhos que fizemos e cobri-las com terra assim. E finalmente com o regador vamos molhar a terra com muita água. Viu só? Pronto, agora é só esperar e as plantinhas vão começar a nascer.

- Sério, Vovô? - Maria disse encantada - Que legal, vamos ficar aqui até vê-las nascendo!
- Não, Maria, minha querida, não é bem assim, todas as coisas t~em o seu tempo, e a sementinha precisa descansar bastante e beber muita água para ter forças para começar a crescer. Já sei! Vamos fazer um experimento e vocês verão suas próprias plantinhas nascerem.
- Legal! Amo experimentos! - Berrou Ben dando um pulo de alegria.
Vovô, Ben e Maria voltaram então para casa e Vovô levou consigo dois pequenos feijões, um para Ben e outro para Maria. Pediu para que os dois pegassem um copo com algodão com a Vovó e molhassem bem o algodão. Depois deu os feijões a cada um deles.
- Agora coloquem o feijão no algodão e deixem ali à janela, onde é bem ensolarado. E não esqueçam de deixar o algodão sempre bem molhadinho. Lembrem, todas as coisas têm seu tempo, então todas as manhãs vocês podem visitar seu grãozinho de feijão e ver como ele está ficando.


Então todos os dias Ben e Maria olhavam o feijãozinho crescer até se tornarem um belos pezinhos de feijão, e assim eles aprenderam como nascem todas as plantinhas. Vovô os levou então para a horta e preparou um lugar especial para que Ben e Maria plantassem na terra seus próprios pezinhos de feijão, que eles fizeram muito felizes e orgulhosos.

Atividades

Hoje amanheceu um dia bem bonito e ensolarado. Maria estava brincando no jardim com suas bonecas, quando ouviu que Vovó a estava chamando da cozinha:
- Maria, querida, onde você está?
- Estou no jardim, Vovó - respondeu Maria - Já é hora de entrar?


Vovó então respondeu:
- Na verdade a chamei pois vou agora cozinhar um bolo de cenoura e queria saber se podes ajudar a Vovó.
- Claro, Vovó, sem dúvidas! - Disse Maria entusiasmada - Amo muito bolo de cenoura e vai ser mesmo bom poder ajudar!
Maria então foi correndo lavar as mãos, como havia aprendido com Vovó que deveria sempre fazer antes de ajudar a cozinhar, e foi encontrar a Vovó na cozinha. Vovó ao vê-la disse:
- Não esqueça de colocar seu avental para não sujar sua roupa.
- Obrigada, Vovó! - respondeu Maria. E Vovó começou a separar os ingredientes, misturar e cozinhar, sempre com ajuda de Maria que estava muito feliz e querendo aprender tudo.
Algum tempo depois, Ben chegou a cozinha, pois havia terminado de fazer suas tarefas da escola, e ao sentir aquele cheiro delicioso perguntou:
- Vovó, vocês estão fazendo aquele bolo de cenoura que amo? Posso ajudar também?


Vovó respondeu:
- Sim, querido, é isso que estamos cozinhando, na verdade já está quase pronto, mas há algo que você pode sim nos ajudar.
- O que, Vovó? - perguntou Ben.
- Tão importante quanto fazer o bolo é deixar a cozinha limpa e organizada. Toda a louça usada precisa ser bem lavada com água e sabão para tirar toda sujeira, além disso, tudo precisa ser guardado no seu local correto. Isso é importante pois sempre saberemos onde estão todas as coisas sempre que precisarmos, por isso precisamos ter tudo sempre bem organizado e em seus lugares certos. Podes ajudar a Vovó a limpar e organizar?
- Claro, Vovó! - respondeu Ben.
- Eu também vou ajudar! - disse Maria logo em seguida.


Ben e Maria ajudaram então Vovó a limpar e arrumar toda a cozinha, colocando as coisas em seus devidos lugares. E quando tudo estava bem limpinho, logo ao chegar o Vovô, todos puderam sentar juntos a mesa e saborear um delicioso bolo de cenoura da Vovó, que Ben e Maria ficaram muito felizes em poder ajudar.

Atividades